Quais os principais nutrientes da carne bovina e seus benefícios para a saúde?

Rica em proteínas e responsável por fornecer ao organismo nutrientes essenciais, esse alimento faz parte do cardápio rotineiro e da cultura do brasileiro.  

Isso porque, além de muito saborosa, pode trazer - conforme já comprovado cientificamente - diversos benefícios ao nosso organismo, auxiliando, por exemplo, no bom funcionamento do coração e do sistema nervoso.  

A carne bovina contém zinco, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B. Além disso, é fonte de fósforo, potássio, magnésio e selênio, e é capaz de fornecer energia e aminoácidos essenciais para um bom funcionamento do corpo. 

Assim, a carne bovina se mostra um alimento com grande valor nutricional e essencial para uma alimentação saudável e balanceada.  

Por isso, vamos compreender melhor o que são alguns desses nutrientes e quais benefícios agregam ao nosso organismo. 

Continue a leitura e confira! 

ZINCO 

 

A carne bovina contém um alto nível de zinco absorvível, assim como também aumenta a absorção desse nutriente contido em outros alimentos quando ingeridos na mesma refeição. 

Em nosso organismo, o zinco é essencial para a manutenção do sistema imunológico, o zinco também tem papel relevante no desenvolvimento físico e mental, cicatrização de feridas e controle do apetite. 

 

FERRO 

 

O ferro é um nutriente indispensável para muitas das nossas funções biológicas. Responsável por auxiliar no transporte de oxigênio para as células e tecidos do corpo, participa também do desenvolvimento cerebral. 

Além de nos possibilitar realizar atividades com maior produtividade. 

O ferro presente na carne vermelha é mais absorvido pelo organismo do que o encontrado, por exemplo, nos cereais e outros vegetais. Assim, o consumo de carne bovina durante uma refeição pode aumentar a absorção do ferro de um vegetal em duas a quatro vezes. 

 

PROTEÍNAS 

 

Fonte energética, a proteína é um nutriente que auxilia em diversas funções corporais.  

Assim, é indicado que se consuma proteína diariamente para que auxilie no crescimento e manutenção dos tecidos e também para substituir as proteínas que são quebradas pelo corpo. 

Todos os alimentos contêm alguma proteína, no entanto, carne, peixe, aves, ovos, soja e produtos lácteos são considerados alimentos de alto teor proteico.  

Comentários